terça-feira, 28 de setembro de 2010

Efeitos dos hormônios no comportamento da gestante



Os efeitos hormonais no comportamento da gestante.
Estudos feitos com animais e seres humanos mostram que os hormônios sexuais exercem efeitos definidos no comportamento, sugerido que as grandes mudanças dos níveis de estrogênio e progesterona podem influir enormemente na psicologia da gravidez.
Do ponto de vista hormonal, a progesterona, os corticosteróides e as catecolaminas exerce efeito sobre o comportamento introspectivo e sobre as oscilações entre depressão e euforia bastante comuns durante a gestação.
Sendo assim, alguns sentimentos são descritos por gestante com muita angústia e ansiedade. A ambivalência afetiva é caracterizada muitas vezes por períodos de alegria e motivação, intercalados com momentos depressivos e de desânimo. Dúvidas quanto ao querer e não querer estar grávida, momentos de irritação e forte sensibilidade algumas vezes chegam assustar a própria gestante e seu conjugê.
Vale lembrar que todos estes sentimentos, positivos e negativos com relação a gravidez são naturais em certa medida. É uma fase delicada, porém passageira, que pode representar uma oportunidade única de desenvolvimento emocional e fortalecimento de vínculo entre o casal.
Maldonado. Maria Tereza Pereira. Psicologia da gravidez:parto e puerpério Vozes. Petropólis. 1985

Nenhum comentário:

Postar um comentário